MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Ingresso no Profmat

Última modificação: Quinta-feira, 29 de setembro de 2022

O ingresso no Profmat no Cefet-MG pode acontecer das seguintes formas:

  1. Como aluno regular através do Exame Nacional de Acesso (ENA)
  2. Como aluno regular por transferência de outro núcleo do Profmat
  3. Como aluno especial matriculado em Disciplinas Isoladas

 

Ingresso pelo ENA

O Exame Nacional de Acesso (ENA) é a forma principal de acesso ao Profmat no Cefet-MG, sendo que, a seleção no ENA garante o direito a matrícula como aluno regular no programa.

Esse exame é oferecido pela Coordenação Nacional do Profmat e tipicamente acontece no segundo semestre de cada ano.

O ENA é organizado integralmente pela Coordenação Nacional e seu edital é divulgado na página http://www.profmat-sbm.org.br/ingresso-2020

Transferência

Ao identificar vagas remanescentes, após o termino de cada período, o Profmat no Cefet-MG pode oferecer essas vagas para a transferência de alunos de outros núcleos do Profmat.

A resolução que define as normas do processo de transferência pode sem baixada do link Resolução 011/18, de 26 de dezembro de 2018.

O próximo edital de transferência será divulgado na página https://sig.cefetmg.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S durante o mês de julho de 2019. O número de vagas a ser ofertado será definido apenas após o termino do primeiro período letivo.

São condições para inscrição no processo de transferência:

  1. Ser aluno regularmente matriculado no PROFMAT em uma Instituição Associada;
  2. Ter concluído na instituição de origem as disciplinas do primeiro período do programa, que atualmente são Números e Funções Reais e Matemática Discreta;
  3. Ter cursado no máximo três períodos na instituição de origem;
  4. Ter obtido no Exame Nacional de Acesso (ENA) nota igual ou maior à nota de corte do ENA do CEFET-MG no ano de ingresso do discente na instituição de origem.

 

A inscrição compreende a submissão eletrônica da documentação relacionada abaixo, devidamente digitalizada:

  1. Comprovante da nota obtida no ENA de ingresso no PROFMAT;
  2. Comprovante de matrícula no PROFMAT na instituição de origem;
  3. Histórico Escolar do PROFMAT da instituição de origem;
  4. Caso no histórico conste apenas os conceitos de cada disciplina e não suas notas, incluir uma declaração da instituição informando as notas de cada disciplina básica cursada;
  5. RG e CPF;
  6. Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  7. Comprovante de residência;
  8. Certificado de reservista (necessária apenas para alunos do sexo masculino) e
  9. Certidão de quitação eleitoral.

 

Disciplinas Isoladas

A matrícula em Disciplinas Isoladas permite ao aluno cursar apenas a disciplina para a qual foi selecionado. O processo de seleção é regido pela Resolução do Colegiado do Profmat no Cefet (Resolução). A oferta de vagas para alunos especiais tem regras específicas para Disciplinas Básicas (disciplinas do primeiro ano) e para as demais.

Para se inscrever em uma Disciplina Básica o candidato deve ter feito o ENA mais recente no Cefet-MG e não ter sido reprovado. A nota obtida nesse ENA vai ser usada para selecionar os candidatos para a matrícula.

Para se inscrever nas outras disciplinas o candidato deve estar regularmente matriculado no PROFMAT em qualquer Instituição Associada e ter concluído satisfatoriamente as quatro Disciplinas Básicas. A seleção dos alunos será baseada na média das notas obtidas pelo aluno nas Disciplinas Básicas por ele cursadas.

Os editais para vagas em disciplinas isoladas são divulgados no site do Cefet-MG https://sig.cefetmg.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S