MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Procedimentos Pós-Defesa

Última modificação: Quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Inicialmente, antes de iniciar o processo pós-defesa no SIGAA, é necessário que o(a) discente envie para o e-mail para a secretaria (secretaria.profmat.cefetmg@gmail.com), em até 02 (dois) meses a partir da data da defesa, os seguintes documentos:

  1. Versão final da Dissertação: essa versão deverá conter correções sugeridas pela Banca Examinador, além de estar em conformidade com as regras de formatação determinadas pelo Programa.
  2. Declaração de Confirmação de Formatação” (Download).

A “Declaração de Confirmação de Formatação” deverá ser preenchida por um membro do corpo docente credenciado no PROFMAT do CEFET-MG, com exceção do orientador ou coorientador. Essa pessoa certificará somente que a versão final da Dissertação está em conformidade com as diretrizes de formatação estabelecidas pelo Programa.

No campo de assinaturas da dissertação, é permitido simplesmente adicionar assinaturas como imagens diretamente no PDF. Além disso, o(a) discente tem a opção de imprimir apenas essa página e, após coletar as assinaturas, digitalizar a página, incorporando-a à dissertação.

Somente após o envio desses documentos mencionados acima, o estudante estará habilitado a dar início ao processo pós-defesa no SIGAA.

O procedimento pós-defesa no SIGAA é composto por uma sequência de passos de realização exclusiva do(a) discente, orientada(a) ou coordenação. Esses passos são interdependentes, o que significa que a realização de uma etapa anterior é condição para a execução da etapa subsequente.

Abaixo, é apresentado um resumo dos 10 passos do SIGAA, indicando quem é responsável por cada um deles: