MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Pedro Henrique Pereira Daldegan

Última modificação: Segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Gabinete: Sala 213 A ou Sala 224 – Prédio Principal – Campus 2
e-mail: phpdaldegan@cefetmg.br
Currículo Lattes
Página Institucional
Página Pessoal: daldegan e o mundo

Sou algebrista de formação e coração, mas nos últimos anos venho sofrendo mutações e me interessando também por outros tópicos, tais como metodologias ativas de ensino, história da matemática, programação, teoria de jogos, matemática olímpica, dentre outros. Não tenho muita habilidade com aplicações práticas, mas sou bem aberto a conhecer e trabalhar nessa vertente e firmar coorientações. Sou bastante comunicativo e gosto de estabelecer relações mais próximas com meus orientandos, acompanhando não somente o trabalho de dissertação, mas dando apoio nas disciplinas e até, eventualmente, servindo como psicólogo amador. Na parte técnica, meus orientandos devem realizar a escrita da dissertação em LaTex. Isso pode ser trabalhoso no início, mas o resultado fica muito elegante! Em contrapartida, sou muito paciente para explicar tudo de LaTex que meus orientandos precisarão para concluir com êxito o trabalho.

Área de formação: Matemática / Álgebra                                              

Orientações Concluídas no Profmat

  • Construindo Sólidos Geométricos em Pop Up: Uma Abordagem Histórica para o Ensino de Geometria Espacial na Educação Básica [pdf]
    Virginia Stephany Nunes Reis – CEFET-MG – Coorientador – 22/08/2023 
  • Por que 1414 ÷ 14 não é 11? Abordagens lúdicas para o ensino da divisão [pdf]
    Luana França Evangelista – CEFET-MG – Coorientador – 12/07/2023     
  • Gamificação e ensino de Matemática: Proposta de um jogo para a aprendizagem de equações polinomiais de primeiro grau [pdf]
    Carlos Henrique Rocha Serra – CEFET-MG – 24/05/2022
  • Sobre os ombros de gigantes: um ensaio invertido com a história da matemática em sala de aula [pdf]
    Igor Magalhães Cunha – CEFET-MG – 27/08/2020      
  • Uma Abordagem para o Ensino Dinâmico de Funções na Educação Básica [pdf]
    Paulo Henrique Cardoso Cangussu – CEFET-MG – Coorientador – 30/11/2020                                                                                

Orientações em Andamento no Profmat

Alguns Trabalhos Publicados

  • BRETAS, J. L. ; DALDEGAN, P. H. P. ; VASCONCELLOS, D. P. ; MENEZES, F. A. R. . Impressões de Um Curso de Geometria Analítica e Álgebra Vetorial no Ensino Remoto Emergencial. II ENOPEM, 2021. Relatos de experiências, 2021. [pdf]
  • DALDEGAN, PEDRO H.P.; Schneider, Csaba . Transitive characteristically simple subgroups of finite quasiprimitive permutation groups. Journal of Algebra, v. 545, p. 135-158, 2020. [link]
  • DALDEGAN, PEDRO H.P.; Schneider, Csaba. Characteristically simple subgroups of quasiprimitive permutation groups. Tese de doutorado UFMG, 2018. [pdf]
  • DALDEGAN, PEDRO H.P.; Schneider, Csaba. Grupos Sincronizadores e o Teorema de O’Nan-Scott. Dissertação de mestrado UFMG, 2014. [pdf]

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

  • Equipe FRACTAL CEFET-MG
    Equipe de Matemática dos alunos do CEFET-MG, com objetivo de desenvolver o potencial dos alunos em Matemática e descobrir jovens talentos. As atividades desenvolvidas pela equipe vão desde a realização palestras e aulas teóricas sobre os mais diversos tópicos de Matemática, como também treinamento de resolução de problemas olímpicos.
  • 1°, 2° e 3º Encontros da Produção Discente do PROFMAT CEFET-MG
    Evento destinado a apresentar os trabalhos científicos em desenvolvimento pelos alunos do PROFMAT. O evento conta com a participação dos professores do Programa e com um público externo que atua profissionalmente no ensino de Matemática em suas diversas modalidades.
  • Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio
    Capacitação gratuita, realizada a distância, para docentes de Matemática atuantes no Ensino Médio, proporcionando um aperfeiçoamento relevante ao exercício da docência na Educação Básica.