1º Encontro da Produção Discente do PROFMAT CEFET-MG
Quarta-feira, 20 de novembro de 2019
Última modificação: Segunda-feira, 1 de julho de 2024

No dia 06 de dezembro de 2019 teremos o 1º Encontro da Produção Discente do PROFMAT CEFET-MG, que tem por objetivo divulgar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo(a)s aluno(a)s veterano(a)s do programa. O evento será presencial e aberto para toda a comunidade, mas com vagas limitadas. Nesta ocasião, teremos uma palestra de abertura com o Prof. Dr. Francisco Roberto Pinto Mattos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, um dos autores do livro do PROFMAT “Recursos Computacionais no Ensino da Matemática”, e uma palestra de encerramento com o Prof. Dr. Mehran Sabeti, da Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal, coordenador do curso de Licenciatura em Matemática em Florestal. Ambos os palestrantes possuem vasta experiência em orientações de trabalhos e ensino no PROFMAT.
PROGRAMAÇÃO:
13h00 – 13h30 : Abertura
13h30 – 15h00 : Palestra de abertura
15h00 – 15h30 : Intervalo
15h30 – 18h00 : Apresentação dos trabalhos dos discentes
18h00 – 19h00 : Palestra de encerramento
LOCAL:
Prédio 20, Auditório 201, do CEFET-MG (Campus Nova Gameleira) – Av. Amazonas, 7675, Nova Gameleira, Belo Horizonte.
PALESTRA 1:
Francisco Roberto Pinto Mattos (UERJ)
“Produtos Educacionais: uma possibilidade de TCC para o PROFMAT”
O Artigo 21 do Regimento Geral do PROFMAT permite que o Trabalho de Conclusão do Curso tenha diversos formatos, e não somente uma dissertação. Dentre as possibilidades há aquelas que pertence a um conjunto que podemos classificar como Produtos Educacionais ou Recursos Educacionais. Nessas categorias temos a possibilidade do desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas, produção de programas de mídia, editoria, relatórios finais de pesquisa, softwares, projeto de aplicação ou de adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits. Entendemos que a função principal de um mestrado profissional seja instrumentar o profissional para que seja capaz de promover intervenções em sua própria prática e a de produzir resultados que possam impactar as práticas dos colegas. Consideramos que devemos produzir mais trabalhos finais com essas características de intervenção na prática. E assim ao desenvolver uma pesquisa que apresente a metodologia de desenvolvimento do Produto Educacional contendo a descrição das etapas de delimitação do problema a ser abordado, as definições das etapas, idealização e elaboração do Produto, a prototipagem (quando for o caso), e uma possível aplicação o mestre profissional estará produzindo materiais pertinentes ao currículo de Matemática da Educação Básica e impacto na prática didática em sala de aula.
PALESTRA 2:
Mehran Sabeti (UFV – Florestal)
“Uma Introdução a Dinâmica Populacional – como estratégia no ensino da Matemática”
Analisamos nesta apresentação a Modelagem em Matemática e suas aplicações como estratégia no processo de ensino e aprendizagem, bem como também questões teóricas e práticas sobre a modelagem. O objetivo principal desta apresentação é analisar modelos matemáticos que descrevem as interações entre espécies, no caso predador presa num meio não limitado, além de estudar os modelos epidêmicos SIR (Suscetíveis-Infectados-recuperados) e Modelos Matemáticos de doenças transmitidas por Vetores, como a Dengue, Chikungunya e Zika.