MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Primeira Lista de Chamada para a Matrícula do ENA 2021

Sexta-feira, 12 de março de 2021
Última modificação: Sexta-feira, 19 de março de 2021

Classificação para a Matrícula

Atendendo ao estipulado no Edital do ENA 2021, apenas o(a)s candidato(a)s que declararam ser professore(a)s de Matemática do ensino básico podem ser classificado(a)s para a matrícula. Além disso, apenas o(a)s professore(a)s das redes públicas podem ser incluído(a)s na primeira lista de classificado(a)s.

1.10 Poderão inscrever-se no Exame professores em exercício da docência de Matemática no ensino básico das redes pública e privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada.

2.2 A lista dos candidatos classificados para acesso ao Profmat em cada campus, em número igual ao número total de vagas disponíveis nesse campus, será publicada em ordem alfabética e estará formada por candidatos professores das redes públicas da Educação Básica que atuem na docência de Matemática, com melhores notas totais dentre os candidatos que obtiverem a nota mínima para a aprovação.

Com base nessas considerações, a lista de classificado(a)s para a matrícula entre os dias 15 e 18 de março é composta pelo(a)s candidato(a)s:

  • Andréa Guimarães Leite
  • Breno Raphael Lourenço
  • Caio Augusto Alves Conrado
  • Helenice Vasconcelos de Melo Lopes
  • Izzabella Cristhinna Dias
  • Josiany Santos De Oliveira
  • Luana França Evangelista
  • Luiza Nascimento Gomes Batista
  • Marcelo Henrique Guimarães Bueno
  • Paulo Vitor Almeida Cardoso
  • Pierre Simon de Fermat Vieira
  • Raquel Silva de Oliveira Melk
  • Virginia Stephany Nunes Reis
  • Weslley de Oliveira Arruda

Notem que é imprescindível para a matrícula apresentar comprovação de que atua como professor(a) de Matemática da rede pública de ensino básico. A ausência dessa comprovação implica na desclassificação do(a) candidato(a).

Devido ao número de candidato(a)s aprovado(a)s no ENA que atuam na rede pública de ensino básico ser menor do que o número de vagas ofertadas pelo CEFET, alguns(mas) candidato(a)s da rede privada de ensino básico poderão ser classificado(a)s para a matrícula atendendo o limite de 20% estipulado no Edital.

2.4.1 Não havendo candidatos a que se refere o item 2.4, as vagas remanescentes, em cada Instituição Associada, serão atribuídas aos demais candidatos aprovados para o mesmo campus, respeitada a ordem decrescente do inciso (b) do item 2.3, em um quantitativo não superior a 20% daquele constituído pelos professores da rede pública matriculados no certame na instituição associada.

A segunda lista de chamada, que inclui o(a)s candidato(a)s da rede privada de ensino básico, será divulgada no dia 19 de março, para matrícula nos dias 22 a 23 de março. Observem que o(a)s candidato(a)s da rede privada também precisam comprovar serem professore(a)s de Matemática do ensino básico.

Caso seu status profissional sofra alteração até o dia 18 de março, entre em contato urgentemente informando a nova situação para podermos considerá-la na elaboração da segunda lista de chamada.

Processo de Matrícula dos Alunos Regulares

A matrícula será realizada por meio do sistema acadêmico SIGAA do Centro Federal de Minas Gerais (CEFET-MG), tanto para o(a)s candidato(a)s da rede pública como privada. O sistema pode ser acessado em

  1. http://sig.cefetmg.br/sigaa/public,
  2. aba Processos Seletivos,
  3. ícone Processos Seletivos – Stricto Sensu
  4. e escolhendo a opção Processo de Matrícula para Alunos Regulares do Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) do CEFET-MG.

Os documentos exigidos no ato da matrícula são:

  1. Formulário de Matrícula de Alunos Regulares (Download)
  2. Termo de Direitos Autorais e Cessão da Propriedade Intelectual (Download)
  3. Declaração de Vínculo com a Rede Pública ou Privada de Ensino Básico (Download)
  4. Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão de Curso onde conste, explicitamente, que o Diploma está sendo confeccionado
  5. Histórico Escolar da Graduação
  6. RG e CPF
  7. Certidão de Nascimento ou de Casamento
  8. Comprovante de residência
  9. Certificado de reservista (necessário apenas para alunos do sexo masculino)
  10. Certidão de quitação eleitoral. que pode ser obtida no site http://www.tse.jus.br/eleitor-e-eleicoes/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral

Processo de Matrícula em Disciplinas Isoladas

Serão ofertadas, aos(às) candidato(a)s aprovado(a)s, mas não classificado(a)s no ENA, 05 (cinco) vagas para matrícula em disciplinas isoladas, de acordo com a Resolução 009/19. Cada candidato pode escolher entre as disciplinas:

  1. Números e Funções Reais – sextas-feiras, de 15h até às 17h30.
  2. Matemática Discreta – sextas-feiras, de 18h até às 20h30.

 

A inscrição será realizada através do Formulário de Escolha de Disciplinas Isoladas (Download) devendo ser enviada ao e-mail profmat.cefetmg@gmail.com entre os dias 29 e 30 de março. No ato do envio do formulário, o e-mail será respondido com confirmação do recebimento do pedido de inscrição.

No dia 31 de março, será divulgado na página www.profmat.cefetmg.br o(a)s selecionado(a)s para matrícula em disciplinas isoladas. A matrícula será realizada pelo envio da documentação exigida ao e-mail profmat.cefetmg@gmail.com entre os dias 5 e 6 de abril.

Os documentos exigidos no ato da matrícula em disciplina isolada são:

  1. Formulário de Matrícula de Alunos Especiais (Download)
  2. Termo de Direitos Autorais e Cessão da Propriedade Intelectual (Download)
  3. Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão de Curso onde conste, explicitamente, que o Diploma está sendo confeccionado
  4. Histórico Escolar da Graduação
  5. RG e CPF
  6. Certidão de Nascimento ou de Casamento
  7. Comprovante de residência
  8. Certificado de reservista (necessário apenas para alunos do sexo masculino)
  9. Certidão de quitação eleitoral – obtida no site http://www.tse.jus.br/eleitor-e-eleicoes/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral