MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Érica Marlúcia Leite Pagani

Última modificação: Quinta-feira, 31 de julho de 2025

Gabinete: Sala 207 B – Prédio Principal – Campus 2
E-mail: eleite@cefetmg.br
Currículo Lattes
Página Institucional

Fiz doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL), mestrado acadêmico em Matemática (UFMG) e Licenciatura Plenas em Matemática (UFMG). No CEFET-MG atuo como professora de Matemática na Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio e no PROFMAT ministrando disciplinas da grade curricular e orientando alunos no desenvolvimento de suas dissertações. Além disso, também atuo no Programa Especial de Formação de Professores e desenvolvo atividades de extensão voltadas à formação de professores que ensinam Matemática. Sou pesquisadora atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática com ênfase na resolução de problemas, e Educação Financeira Escolar. Sou integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM) e do Grupo de Pesquisas em Educação Financeira Escolar (GEPEFin), do qual também sou subcoordenadora. Oriento e cooriento alunos cujos interesses de pesquisa estejam voltados para os meus mas, entretanto, estou sempre aberta a escutar e discutir propostas para orientações cujos temas sejam de interesse do aluno. Estando ao meu alcance, essas orientações também pode se concretizar.

Área de formação: Ensino de Matemática

Orientações Concluídas no Profmat

  • O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Geometria Analítica através da Resolução de Problemas: do problema gerador ao problema de aprofundamento [pdf]
    Rodrigo Rafael Gurgel Martins – CEFET-MG – 19/09/2024
  • A Investigação Matemática no processo de Ensino-Aprendizagem de Lógica Matemática: elaboração e análise de uma sequência didática
    Frederico Teixeira Leite – CEFET-MG – 19/09/2024
  • Estudo de probabilidade por meio da estratégia de aprendizagem TBL (Aprendizagem Em Equipe) [pdf]
    Edemilson Lemos Palmeira Júnior – CEFET-MG – 26/05/2022
  • Discutindo conceitos de Educação Financeira e Investimentos Financeiros: uma sequência didática para a Educação Básica [pdf]
    Laís Macedo de Almeida Nunes – CEFET-MG – 18/03/2022
  • Uma Abordagem para o Ensino Dinâmico de Funções na Educação Básica [pdf]
    Paulo Henrique Cardoso Cangussu – CEFET-MG – 30/11/2020

Orientações em Andamento no Profmat

  • Demonstração e provas no Ensino de Geometria através da Resolução e Proposição de Problemas 
    Wanderson Alves da Cruz Junior – CEFET-MG
  • Educação Financeira no 7° ano do Ensino Fundamental: uma sequência didática a luz da Resolução de Problemas
    Dinalva Ferreira da Silva – CEFET-MG
  • A Educação Financeira aliada a tomada de decisões conscientes: uma proposta para o Ensino Fundamental
    Izabela Marcelino Baptista – CEFET-MG – Coorientação 
  • Laboratório de Matemática na Escola: Uma Proposta para o Ensino de Geometria com Materiais Concretos no Ensino Fundamental
    Tania Maria de Souza Borba – CEFET-MG – Coorientação 
  • Educação Financeira para a Vida: A Formação Continuada em Educação Financeira e Fiscal como Ferramenta de Transformação na Prática Pedagógica e na Conscientização Cidadã
    Valéria Arruda Lanna Badaró Ferreira – CEFET-MG – Coorientação 
  • “Possibilidades do uso de atividades investigativas, com as barras de Napier, no ensino-aprendizagem das operações multiplicação, divisão e radiciação
    Miriam de Assis Maia – CEFET-MG