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CEFET-MG

2º Encontro da Produção Discente do PROFMAT CEFET-MG

Quinta-feira, 1 de abril de 2021
Última modificação: Quinta-feira, 22 de abril de 2021

No dia 23 de abril de 2021 teremos o 2º Encontro da Produção Discente do PROFMAT CEFET-MG, que tem por objetivo divulgar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo(a)s aluno(a)s veterano(a)s do programa. O evento será online e aberto para toda a comunidade, mas com vagas limitadas. Nesta ocasião, teremos duas apresentações de ex-alunos no período da manhã e um palestra à tarde com o Prof. Dr. Victor Giraldo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos autores do livro do PROFMAT “Recursos Computacionais no Ensino da Matemática”. O palestrante possui vasta experiência em orientações de trabalhos e ensino no PROFMAT. Caso tenha interesse em participar, por favor preencha o formulário de inscrição.

PROGRAMAÇÃO:
10h00 – 10h50 : Abertura e apresentação de Carlos Vidigal (ex-aluno)
10h50 – 11h30 : Apresentação de Igor Magalhães (ex-aluno)
11h30 – 13h00 : Intervalo para almoço
13h00 – 14h00 : Palestra do Prof. Victor Giraldo 
14h00 – 15h30 : Apresentação dos trabalhos dos discentes
15h30 – 16h00 : Intervalo para lanche
16h00 – 18h00 : Apresentação dos trabalhos dos discentes e encerramento

LOCAL:
Microsoft Teams (o link de acesso e os detalhes do evento foram enviados para o email utilizado na inscrição)

PALESTRA:
Victor Giraldo (UFRJ)
“Formação de Professores para Ensinar Matemática na Escola Básica: que Matemática e que Escola?”

Nas últimas décadas, a literatura de pesquisa nos campos da Educação e da Educação Matemática têm defendido amplamente a legitimidade de saberes e práticas específicos da docência na educação básica, reconhecida como uma profissão, com uma epistemologia própria e não subordinada aos campos acadêmicos disciplinares correspondentes. Entretanto, esses debates podem deixar à margem questionamentos com respeito a para quem, de quem e em que estão referenciados tais saberes e práticas. Nesta conversa, por um lado, destacaremos contribuições importantes da pesquisa em Educação e, particularmente, em Educação Matemática para a afirmação da docência como profissão e seus desdobramentos nas concepções e políticas de formação de professores. Por outro lado, com apoio em debates recentes sobre modernidade e decolonialidade, procuraremos apontar o que a pesquisa em formação de professores lança no aberto: quando pensamos em formar professores para ensinar matemática na escola básica estamos falando de que Matemática e de que Escola?

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