MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Fernanda Aparecida Ferreira

Última modificação: Segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Foto_Fernanda_Aparecida_Ferreira

Gabinete: Sala 213 C – Prédio Principal – Campus 2
e-mail: fernandaf@cefetmg.br
Currículo Lattes
Página Institucional

Sou licenciada em Matemática, com especialização em Educação Matemática, mestrado e doutorado na área de Ensino de Matemática. Atuando na docência cerca de 20 anos, já trabalhei com os ensinos fundamental, médio, EJA e graduação (formação de professores de matemática foi o meu xodó). Sempre tive a preocupação em levar o discurso da matemática acadêmica para o contexto da matemática escolar. Me interesso por qualquer trabalho que busque transpor o discurso da ideologia da certeza da Matemática para o discurso das possibilidades nos diferentes contextos de ensino e aprendizagem.

Algumas temáticas de interesse: Demonstrações Matemáticas; Práticas Investigativas no ensino de Matemática; Ensino heurístico da Geometria; Desenvolvimento do raciocínio matemático; Registros de representação no ensino; Metodologias, métodos e estratégias para o ensino de Matemática; Filosofia da Matemática.

Área de formação: Ensino de Matemática

Orientações Concluídas no Profmat

  • Demonstrando Propriedades da Geometria Plana no Ensino Fundamental: Uma Proposta de Atividades [pdf]
    Carlos Eduardo Ladeira Vidigal – CEFET-MG – 11/11/2020

  • Sobre os ombros de gigantes: um ensaio invertido com a história da matemática em sala de aula [pdf]
    Igor Magalhães Cunha – CEFET-MG –  Coorientadora – 27/08/2020

  • O KAHOOT como recurso tecnológico para o ensino de Matemática: Um produto educacional baseado no aprimoramento do GTMAT [pdf]
    Luiza Nascimento Gomes Batista – CEFET-MG – 01/09/2023

  • Ensino de Função Afim com o Auxílio do Software Geogebra em Turmas da 1ª Série do Ensino Médio [pdf]
    Bruna Ribeiro Lacerda – CEFET-MG –  Coorientadora – 01/09/2023

  • Educação Financeira: Um Estudo da Matemática Financeira sob uma Perspectiva Crítica [pdf]
    Josiany Santos de Oliveira – CEFET-MG –  Coorientadora – 28/08/2023

Orientações em Andamento no Profmat

  • Princípios de Análise Combinatória nos anos finais do Ensino Fundamental II: uma proposta de ensino com o uso de diferentes recursos pedagógicos
    Ronaldo Henrique Xavier – CEFET-MG –  Coorientadora
  • O uso de jogos no ensino de Álgebra no 7º ano do Ensino Fundamental II
    Bianca Silva Andrade – CEFET-MG 

Alguns Trabalhos Publicados

  • FERREIRA, F. A.; SANTOS, C.A.B. Provas e Demonstrações: compreensões de 10 anos da produção em Educação Matemática expressa em eventos (2003 -2013). Tese de Doutorado. UNICSUL-SP, 2016.
  • FERREIRA, F.A.; MIRANDA, D.F. Demonstrações em Geometria Euclidiana: Uma sequência didática como recurso metodológico para um curso de Licenciatura em Matemática, 2008. Dissertação de Mestrado. PUC-MINAS, 2008.
  • FERREIRA, F. A.; SANTOS, C. A. B. MATHEMATICAL PROOFS: INTERPRETATIVE ANALYSIS OF RESEARCHES PRESENTED AT ICME BETWEEN 2003 AND 2013 In: Proceedings 13th International Congress on Mathematical Education., Hamburgo, 2016.
  • FERREIRA, F. A.; SANTOS, C. A. B. POSSIBILITIES OF THE PHENOMENOLOGICAL APPROACH AND OF PHILOSOPHICAL HERMENEUTICS IN TYPE RESEARCH STATE OF ART. In: Proceedings 13th International Congress on Mathematical Education., Hamburgo, 2016.
  • FERREIRA, F. A. RESPONSABIBLE SUBVERSION IN A QUALITATIVE RESEARCH: POSSIBILITIES OF METHODOLOGICAL ARTICULATIONS In: Proceedings of ICOCIME 2., Florianópolis, 2019.
  • FREITAS, B; FERREIRA, F. A.; MOREIRA, V. G. Empréstimos & Financiamentos. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM)., v.11, p.151 – 172, 2021.
  • VIDIGAL, C.; FERREIRA, F. A. Enquadrando Pitágoras: uma experiência de ensino com alunos do 8°ano do Fundamental. PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE – PMO, v.9, p.103 – 120, 2021.
  • MARTINS, R. G.; FERREIRA, F. A.; PAGANNI, E. M. Um mapeamento das produções do PROFMAT que abordam a Resolução de Problemas e Registros de Representações Semióticas: em busca de um diálogo In: Anais I Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática, Maringá, 2021.
  • FERREIRA, F. A. Insubordinação Criativa na Elaboração de um Percurso Metodológico de Pesquisa Qualitativa. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM)., v.09, p.25 – 39, 2019.
  • FERREIRA, F. A.; PERES, G. J. Objetos de Aprendizagem na prática educativa de Matemática: Conceito e Desenvolvimento. In: Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Matemática: Uma prática Educativa.1 ed. Belo Horizonte: Editora PUC MINAS, 2019, p. 23-29.

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

  • I ENCONTRO MINEIRO DO PROFMAT
    Evento destinado a promover a integração e a troca de experiências entre pesquisadores, docentes, discentes e egressos das Instituições Associadas ao PROFMAT do Estado.
  • GTMAT
    Grupo de professores de matemática do CEFET-MG responsáveis pelo desenvolvimento de material instrucional de Matemática para o Ensino Médio. [link]
  • I Olimpíada de Matemática do CEFET-MG
    Promover o ensino de Matemática, estimular o estudo e identificar talentos entre os estudantes. Entre os professores do evento, a Olimpíada tem por objetivo proporcionar o intercâmbio entre os professores de diferentes unidades, colaborando para a integração do ensino de Matemática no CEFET-MG.
  • Equipe FRACTAL CEFET-MG
    Equipe de Matemática dos alunos do CEFET-MG, com objetivo de desenvolver o potencial dos alunos em Matemática e descobrir jovens talentos. As atividades desenvolvidas pela equipe vão desde a realização palestras e aulas teóricas sobre os mais diversos tópicos de Matemática, como também treinamento de resolução de problemas olímpicos.
  • 1° e 2° Encontros da Produção Discente do PROFMAT CEFET-MG
    Evento destinado a apresentar os trabalhos científicos em desenvolvimento pelos alunos do PROFMAT. O evento conta com a participação dos professores do Programa e com um público externo que atua profissionalmente no ensino de Matemática em suas diversas modalidades.
  • Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio
    Capacitação gratuita, realizada a distância, para docentes de Matemática atuantes no Ensino Médio, proporcionando um aperfeiçoamento relevante ao exercício da docência na Educação Básica.